domingo, 8 de agosto de 2010

PAI, O EDUCADOR DA VIDA!


Hoje é o dia dedicado aos pais. Registro esse dia especial postando a história desse grande dia, homenageando, assim, todos os Pais ouvintes e internautas do nossa Liberdade e do nosso blog. A frase que encima esse texto (PAI, O EDUCADOR DA VIDA!) está impressa numa singela blusa de malha que ganhei na festinha da escola de meus dois pequenos, Lucas (7 anos) e Davi (3 anos).

Dia dos Pais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dia dos Pais tem origem na antiga Suméria e foi herdado pela Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.[1]
Índice
1 História
2 Comemoração
2.1 Países que celebram no terceiro domingo de Junho
2.2 Países que celebram em outras datas
3 Referências

História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Comemoração
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)


Países que celebram em outras datas
Alemanha: 39 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
Áustria: segundo domingo de Junho
Austrália: o primeiro domingo em Setembro
Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
Brasil: segundo domingo de Agosto
Bulgária: 20 de Junho
Dinamarca: 5 de Junho
República Dominicana: último domingo de Junho
Coréia do Sul: 8 de maio
Lituânia: o primeiro domingo de Junho
Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
Polônia: 23 de Junho
Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Listenstaine: 19 de Março
Rússia: 23 de Fevereiro
Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
Taiwan: 8 de Agosto

5 comentários:

Anônimo disse...

Alguns blogueiros, em jornais e revistas, televisão e jornais, e mais alguns até na internet, questionam a falta de preparo do deputado Marcos Cals.

DIZEM QUE O DEPUTADO NÃO TEM PREPARO INTELECTUAL, NÃO TEM PREPARO, NUNCA LEU NADA NA VIDA. EVITA TEMAS MAIS PROFUNDOS, COMO ECONOMIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

OUTRO DIA NO CARIRI, CONFUNDIU, MISTUROU, LIMITE COM DIVISAS E FRONTEIRAS, FOI UM DEUS NO ACUDAM.

FOI FALAR COM AGRICULTORES, MISTUROU, SAFRA COM PLANTIO, ADUBAÇÃO COM LAVOURA, METEU OS PÉS POR DENTRO DAS MÃOS. TODOS RINDO MUITO DELE.

POR ÚLTIMO JÁ AGORA INVENTOU ESSE CARTÃO PARA O 'VIDA MELHOR' , SÓ SE FOR A VIDA DELE, QUE JÁ É ÓTIMA.

CREIO QUE O DEPUTADO DEVE ESTUDAR PRIMEIRO, PARA DEPOIS SE CANDIDATAR A GOVERNADOR DO ESTADO.

Anônimo disse...

FERNANDO ASSEF DESSA VEZ, EXTRAPOLOU DE VEZ

VÁRIAS ESCOLAS ESTÃO DESABANDO DE PODRE, ESTÃO CAINDO MESMO. A ESCOLA DO SÃO LUÍS, JÁ ESTÁ NO CHÃO.

VILA HOLANDA, CAJAZEIRAS II, BARRO VERMELHO E AINDA MAIS TRÊS, ESTÃO CAINDO DE PODRES.

DÉCIMO TERCEIRO, PRIMEIRA PARCELA, VAI SAIR SEGUNDA FEIRA COM ATRASO DE 30 DIAS.

GRATIFICAÇÃO DOS COORDENADORES, NÃO SAIU AINDA, TÁ LONGE DE SAIR.

DIFERENÇA RETROATIVA A JANEIRO, AINDA NÃO SAIU NADA. CADÊ A CÂMARA MUNICIPAL, QUE NÃO DIZ NADA.

Anônimo disse...

Eua acho é poucoi o que o Fernando está fazendo. Na gestão do Mazinho não faltava NADA. Pagamento de acordo com o calendário. Obras realizadas. A saúde bem equipada, agricultura de primeira . E agora só furto e malandragem, continue fazendo oq ue os seus seguidores uqerem: SEREM ENGANADOS!!!!

PROFESSOR disse...

MEU AMIGO ANONIMO SE VOCE ESTA COM ESPERANÇA QUE ESTA CAMARA RESOLVA ALGUMA COISA A FAVOR DO POVO TIRE O SEU CAVALINHO DA CHUVA, POIS ELES SAO UNS DEMAGOGOS, SO RESOLVEM COISA QUE INTERESSAM AO PREFEITO, O SR VALDENIR (INIMIGO Nº 01 DOS PROFESSORES) JA ANDA PEDINDO VOTO PARA O SEU PATRAO QUE LIBEROU PASSAGENS SONRISAL, VAMOS VOTAR CONTRA ELS SO ASSIM MOSTRAREMOS A ELE O QUANTO ELE E INDESEJAVEL ENTRE NOS PROFESSORES E TEM MAIS SE O PATRAO TIRAR MUITOS VOSTOS ELE DIRA QUE FOI ELE QUE CONSEGUIU. " TODOS CONTR ELE"

Anônimo disse...

Eita que esta promessa do Marcos Cals de cartão para "vida melhor" só parece a promessa do Fernando para o cartão "Bolsa Familia Municipal" que ele enganou um monte de besta. Taí, pergunta pro semi analfabeto do Sampaio cade o "bolsa familia municipal" que tu sabe no que vai dar o "vida melhor". Ainda fica esse besta do Sampaio falando bobagem na rádio, chega dá é nojo. Ele devia ir aprender a falar pelo menos o nome dele antes de se dizer analista politico.