segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NA AVALIAÇÃO DOS ELEITORES O CANDIDATO DO PSDB É REPROVADO EM QUASE TODOS OS ITENS.



Qualidades e defeitos dos candidatos segundo o eleitor
O Datafolha mostra como o cearense avalia as características dos concorrentes ao Governo. Líder nas pesquisas de intenção de voto, Cid Gomes ficou em 1º lugar em todos os aspectos, tanto positivos como negativos
Hébely Rebouçashebely@opovo.com.br30/08/2010 02:00
Atualizada às: 07Dez2009 - 01h18min
Parecer competente, simpático e preparado aos olhos do eleitor é um dos maiores desafios dos candidatos durante campanha. Para avaliar se as estratégias utilizadas para isso estão surtindo efeito, a segunda pesquisa O POVO/Datafolha perguntou aos cearenses que imagem eles fazem de cada concorrente. Assim como ocorre com as intenções de voto, o governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), aparece na frente em todos os aspectos perguntados, positivos ou negativos (ver quadro).
Como era de se esperar, o eleitor atribuiu as principais qualidades justamente ao candidato em que pretende votar. Sob a mesma lógica, eles empurraram os defeitos para os adversários.
Uma exceção foi verificada no quesito “autoritarismo”, em que Cid foi o mais citado até mesmo pelos que se dizem seus eleitores. De acordo com o Datafolha, 36% dos que o apoiam também o consideram “mais autoritário”; 22% citaram o concorrente do PR, Lúcio Alcântara, e 28% não souberam responder.
O eleitor de Cid apontou ainda o próprio candidato como aquele que “mais defenderá os ricos” caso vença o pleito. Houve empate técnico entre o chefe do Palácio Iracema e Lúcio – que foram citados por 22% e 24% dos “cidistas”, respectivamente. Curiosamente, Cid também é apontado como o que mais defenderá também os pobres.
Foi também no questionamento sobre qual candidato mais defenderá os ricos que maior percentual de eleitores respondeu “todos”. No universo total de entrevistados, 8% disseram acreditar que os sete candidatos ao Governo defenderão os ricos. Ao mesmo tempo, 9% declararam que nenhum deles defenderá os pobres.
Ao perguntar sobre quem o entrevistado acha “mais experiente” o Datafolha mostrou que 46% dos eleitores de Marcos Cals (PSDB) escolheram Lúcio Alcântara (PR) – ex-governador do Estado e de mais antiga trajetória política – como campeão de experiência administrativa. Cals ficou com 23% da preferência de seus próprios eleitores, enquanto Cid levou 10%.

Recall

Apesar das ressalvas, Cid lidera entre todos os aspectos positivos. No total, considerando-se os eleitores de todos os candidatos, Cid foi apontado como o mais inteligente, simpático e experiente, dentre outras qualidades.
Até mesmo em relação a temas polêmicos da atual administração, ele conseguiu se sair bem: foi avaliado por 45% dos entrevistados como o “mais preparado para combater a violência” no Estado.
O bom desempenho de Cid no levantamento que sondou que tipo de imagem os eleitores fazem dos candidatos coincide com sua performance nas pesquisas.
Conforme O POVO publicou na última sexta-feira, ele tem 51% das preferências, segundo o Datafolha. Isso ajuda a explicar o fato de o candidato também ter maioria no conjunto de opiniões positivas sobre sua personalidade e capacidade técnica. Lúcio Alcântara, que está em segundo lugar nas intenções de voto, também ocupa a segunda colocação na sondagem sobre sua imagem.
A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto, com 937 eleitores cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
COMO OS ELEITORES VEEM OS CANDIDATOS
Quem é o candidato mais experiente?
> Cid Gomes (PSB) 43%
> Lúcio Alcântara (PR) 34%
> Marcos Cals (PSDB) 3%
Quem é o candidato que mais defenderá os ricos?
> Cid 22%
> Lúcio 18%
> Marcos Cals 7%
Quem é o candidato que mais defenderá os pobres?
> Cid 41%
> Lúcio 19%
> Marcos Cals 5%
Quem é o candidato mais inteligente?
> Cid 42%
> Lúcio 17%
> Marcos Cals 5%
Quem é o candidato mais autoritário?
> Cid 30%
> Lúcio 20%
> Marcos Cals 6%
Quem é o candidato mais preparado para ser governador?
> Cid 51%
> Lúcio 22%
> Marcos Cals 5%
PARTICIPE. OPINE. A DEMOCRACIA AGRADECE.

11 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Fabio Campos, O POVO, sobre a eleição para o Senado:

"PESQUISA PODE EVITAR, OU ADIAR, IMPLOSÃO DA ALIANÇA
A queda de Tasso e o crescimento de Eunício e, em menor grau, de Pimentel são um possível alento para a coligação reunida em torno do governador Cid Gomes (PSB). Com pouco mais de um mês pela frente, a vantagem do tucano caiu 14 pontos em relação ao peemedebista e dez na comparação com o petista. Surge aí uma chance para abafar a guerra interna que foi tornada pública na última semana nas páginas do O POVO. Mas será suficiente para fazer com que os dois candidatos, hoje tecnicamente empatados na busca pela segunda vaga, acreditem ter chances de ambos superarem o adversário tucano? A confiança dos dois em tal hipótese é a única chance de evitar uma guerra interna ainda mais aberta. Para tanto, a próxima pesquisa se tornou crucial. Se confirmar tendência de queda de Tasso, poderá impulsionar a estratégia conjunta de Pimentel e Eunício. Se não, o racha se consolidará como inevitável."

Anônimo disse...

E agora Sampaio?!!

mirtes disse...

bem que o deodatinho vive dizendo que esse marcos caos não consegue emendar três palavras para fazer uma fraseahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahhahah

Anônimo disse...

quando o rubão era secretario era uma decadencia tambem o fusal principalmene foi oque mais sofreu como esta sofrendo agora tambem.

carlos disse...

E bom saber se estes comentarios que esta rolando e verdade. dizem que estao sendo usado funcionarios municipais (Contratados) estao sendo dispensados do trabalho para procurarem votos

Deodato Ramalho disse...

Tasso Jereissati em 2002 começou com 75% de intenção de votos; terminou com 31#... Esse ano ele vai ter que prestar contas de ter liderado uma campanha contra o povo brasileiro querendo derrubar o Lula e retirando 40 bilhões por ano da saúde pública. Um crime contra a população pobre do País. Vamos dar o troco.

MARGARIDA disse...

e tem mais estao contratando funcionarios, tracando emprego por voto. tem funcionario no hospital que esta dando uma de aux. de enfermagem sendo que ela ainda esta estundando isso pode? nao estamos correndo risco? TEMOS QUE EVITAR DE VOTAR NOS CANDIDATO DESTE PREFEITO SO ASSIM ELE VERA QUE NAO SOMOS BOBOS.

Anônimo disse...

Estão usando os funcionarios municipais para pedirem votos p/ certo candidatos no horario de traballho. Eu pergunto: pode???
Alguem me responda por favor!!!!

Anônimo disse...

É VERDADE QUE CERTAS SECRETARIAS ESTAO TIRANDO SEUS FUNCIONARIOS NO EXPEDIENTE DE TRABALHO PARA SAIREM PELAS RUAS DISTRIBUINDOS PLAFLETOS DE CERTOS CANDIDADATOS????????????

AlÔ! PROMOTOR!

CARLOS disse...

O PIOR E QUE O NADINHO ESTA MANDANDO MESMO FUNCIONARIOS PEDIREM VOTO POIS PARECE QUE ELE NAO ESTA SENTINDO FIRMEZA PARA ENTREGAR OS VOTOS PARA O GENESSIAS, E O HOMEM QUER O QUE COMPROU............ O MEU ELE JA DANÇOU HAHA

Anônimo disse...

Margarida, isso se configura como crime! aliais é bem fácil de resolver basta mandar os dados para o COREN(Conselho Rgional de Enfermagem do Ceará) é uma autarquia no Estado e dentre suas funções está a fiscalização do exercicio da profissão de todos os profissionais de enfermagem e da qualidade dos serviços ofertados pelas instituições nas quais esses profissionais atuam. calar diante dos fatos é pactuar com a corrupção os desmandos. se você tem certeza do caso FAÇA A DENUNCIA !