sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Por que Serra perdeu o debate na Band
Por Vinicius Wu
Debate entre candidatos não é tourada. Não cai um boi morto no chão ao final. É sempre difícil avaliar o resultado de um debate. Cada lado sai em defesa de seu candidato e a repercussão na mídia é disputada nos dias posteriores. Mas há sim uma questão relevante a ser considerada. Trata-se do papel que o debate ocupa na estratégia de um determinado candidato. Serra apostou, sim, nos debates na TV. Era sua “cartada” decisiva contra uma candidata “inexperiente”. Se considerarmos este fato, podemos sim afirmar que Serra foi quem mais perdeu com o debate.
Como se insere na estratégia de Dilma os debates na TV? Bem, não é preciso muito esforço para percebermos que os debates não estão no centro de sua estratégia. Explorar o sucesso dos dois governos Lula, ressaltar o papel que Dilma desempenhou na gestão das principais políticas de governo etc. tem um peso muito mais destacado no conceito de sua campanha, evidentemente. Para Dilma, bastava ir ao debate e “empatar” o jogo. Ainda mais agora, após a divulgação da pesquisa CNT/Sensus, onde a candidata aparece com dez pontos de vantagem sobre Serra.
Serra, pelo contrário, desde o início, apostou nos debates. Não sou eu quem está afirmando isto. Basta olharmos as dezenas de artigos dos colunistas simpáticos ao PSDB nos últimos meses. Basta revisitarmos as inúmeras declarações dos dirigentes da campanha tucana e do próprio serra. Criaram uma enorme expectativa em torno da esperança de verem Serra surrar Dilma nos debates. Definitivamente, não foi isto o que ocorreu.
Dilma estava nervosa? Bom, tirando o Plínio, todos estavam nervosos nos primeiros blocos. Dilma poderia ter se saído melhor? Certamente, até pela qualidade que possui. Mas a vitoria acachapante de Serra não veio e o problema é que ela estava no centro de sua estratégia.
E ainda tinha semifinal da Libertadores no meio do caminho…
O eleitorado brasileiro amadureceu o suficiente para não definir seu voto – e seu futuro – baseado em truques de debate ou produção de TV. Debates e programas de TV são importantes, certamente. Mas não parece que as próximas eleições serão decididas por nenhuma estratégia de marketing. O povo brasileiro vai julgar não apenas os últimos oito anos. Julgará os últimos dezesseis e lançará uma aposta para os próximos oito.
Serra errou muitas vezes até aqui em sua campanha. Errou novamente ao anunciar, antecipadamente, sua vitória “acachapante” nos debates da TV. Ao confiar tanto em sua performance e experiência em eleições, Serra abriu espaço para a frustração de seus correligionários diante do resultado do debate.
Não foi o debate propriamente o que definiu a derrota de Serra ontem. Foi a orientação estratégica de sua campanha, que criou tanta expectativa em torno de sua suposta “superioridade” nos debates.

10 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Olhem mais essa do pessoal do PSDB:
(Site do Cláudio Humberto).

06/08/2010 | 00:00
‘Operador’ some
com dinheiro
doado ao PSDB
O comando do PSDB enfrenta um escândalo interno: após “passar o chapéu” junto a empresários paulistas, solicitando doações em dinheiro para a campanha tucana, um “operador” devidamente credenciado sumiu sem deixar rastro. E, com ele, cerca de R$ 4 milhões. Como o dinheiro foi doado “por fora”, a tucanada nem pode chamar a polícia. Um senador confirmou a história, mas pediu para não ser citado.

Anônimo disse...

Denúncia vazia!!!!

Anônimo disse...

O governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição ao Governo do Estado, declarou que a Justiça Eleitoral está exagerando nas aplicações d e alguns casos da Lei Complementar 135/10 (Ficha Limpa) em determinados indeferimentos de registro de candidatura.

Anônimo disse...

Sampaio, por que o prefeito de Boa Viagem dificulta tanto o pagamento da conta de água, só existe um estabelecimento que recebe a conta e esse estabelecimento só existe dois caixas desponíveis e um rapaizinho que atende lá, ainda fica fazendo hora com a cara do cliente.

Professor sampaio, qual é a maracutaia que tem no pagamento da conta de áqua de Boa Viagem!?

Quantas mil contas de água existem para ser paga em um município do tamanho da Boa Viagem que é um dos maiores município do ceará em área territorial.!!?

Anônimo disse...

É TUDO FARINHA DO MESMO SACO, ESSE NEGÓCIO DE BRIGA É SÓ DISFARCE,SE FOR PRECISO POLITICO VENDE ATÉ A MÃE!!!!!!!!!! VAMOS VOTAR NULO !!!!!!!!ACORDA POVO BURRO !!!!!! OUTRA COISA EU NUNCA FUI PESQUISADO E NEM CONHEÇO ALGUÉM QUE RESPONDEU ALGUMA PESQUISA ELEITORAL, OUTRA FARSA !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Isto é de dar nojo! A cada situação o Ciro se demonstra mais decepcionante a todos que sao seus eleitores. Agora com essa, de se aliar a esta mulher… O Ciro parece estar se auto-destuindo. Quanta decepção!!!!

Anônimo disse...

o ciro ta com medo do irmão perder e ele ficar desempregado ja que ele não tem coragem de trabalhar pois nunca trabalhou, é muita burrice votar nessa turma.

Anônimo disse...

Como a Ficha Suja parece não está servindo para
nada, e sim só para fazer o povo de abestado (diga-se: otário!), uma saída, por enquanto, é
apertar BRANCO e confirmar VERDE. O Maluf disse que a Ficha MAIS LIMPA NO BRASIL É A DELE, GENTE !!! Com essa o biônico matou todos
os políticos nessa eleição !

Anônimo disse...

ACM já dizia e agora está provado,Ciro é mais sujo que pau de galinheiro. O povo do Ceará tem que abrir os olhos, enquanto é tempo.

Anônimo disse...

Tu deve fazer parte deste galinheiro para escrever tantas abobrinhas.Vai ler um bom livro criatura!!!!!!!!!1