sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PRIMEIRO DEBATE DEIXA CLARO: A GRANDE COMPARAÇÃO VAI SER ENTRE O QUE FEZ O GOVERNO DO PT E O QUE FEZ O GOVERNO DO PSDB.


1° Debate
Dilma e Serra polarizam, mas mostram ideias parecidas
No primeiro encontro televisivo entre candidatos nessas eleições, Serra e Dilma travaram polêmicas, mas demonstraram posições parecidas em assuntos diversos
06/08/2010 02:00
Apolarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) deu o tom do primeiro debate da campanha presidencial deste ano. O tucano direcionou as suas perguntas à petista, que por sua vez também questionou prioritariamente o adversário do PSDB.
O pano de fundo desse embate foi a comparação entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Apesar disso, Dilma e Serra tiveram opiniões mais convergentes que divergentes acerca dos assuntos questionados pelos outros candidatos. A candidata do PV, Marina Silva, até ironizou a situação, questionando porque eles não se uniam, já que pensavam de forma igual na maioria dos assuntos.
Questionados sobre jornada de trabalho, por exemplo, - uma das bandeiras de sindicatos de todo o Brasil -, Dilma e Serra tergiversaram. Enquanto a petista disse “não haver necessidade” de um “padrão nacional”, o tucano avaliou que seria um “engessamento” tratar essa questão na Constituição Federal.
As críticas mais duras de Serra foram à redução da verba federal para as Associações de Parentes e Amigos de Excepcionais (Apaes), que qualificou de “crueldade”. Ele questionou ainda a falta de investimentos do Governo.
Dilma, já na primeira pergunta a Serra, partiu para a comparação entre os governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tucano, contudo, disse que prefere “olhar pra frente”.
Dilma invocou investimento da era Lula - sem citar nominalmente nenhuma vez o presidente - e usou a geração de empregos como sua primeira carta na manga, em pergunta dirigida ao tucano.
Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e que teve problemas com a então ministra-chefe da Casa Civil, tentou se apresentar como uma terceira via, de convergência, e criticou uma “oposição pela oposição” ao longo dos últimos 16 anos.
O papel de provocador coube ao candidato Plínio de Arruda Sampaio, do nanico Psol. Ele se apresentou como a voz da “divergência” e reclamou de discriminação.
Marina e Plínio também demonstraram divergências, em especial do lado do candidato do Psol. Plínio não deixou de alfinetar Marina ao dizer que ela repetia as abordagens de Dilma. “Eu tenho a impressão de que você é do PT”, disse a Marina. (com agências de notícias)

8 comentários:

Anônimo disse...

Marcos Cals, mostra que aprendeu direitinho a lição com seu "mestre" (F. Assef), depois de prometer o perdão de multas de transito, agora está prometento criar um novo cartão. O que não faz o desespero, ou melhor a falta de votos.

Anônimo disse...

Porque no material de campanha ao Governo do Estado pelo PSDB, não tem a figura do seu candidato a presidente, pois até agora, só tenho visto a imagem do candidato ao governo e ao senado.
Com a resposta os laranjas, amarelos, sei lá.

Anônimo disse...

A Dilma se mostrou perdida no debate. Marina e Serra se demonstraram mais preparados.

Radio Liberdade de Boa Viagem disse...

Esse anônimo de tão apaixonado ou será de tão beneficiado pelas estruturas apodrecidas do PSDB? pareceu que não leu e nem ouviu os comentários até de jornalistas defensores do Serra dizendo que cairam do cavalo quem pensava que a candidata Dilma, por nunca ter disputado uma eleição, ficasse intimidada no debate.Hoje na CBN atá a Lúcia Hipólito, grande defensora da tucanada, reconheceu o desempenho da Petista.

Anônimo disse...

Pois acessa o TERRA e vê os comentários sobre o debate.
Não dos jornalistas, mas dos internautas.

Deodato Ramalho disse...

Comentários de internautas, de regra são parciais, vez que cada um de nós temos nossas preferências. Acabo de ouvir o Merval Pereira, um dos mais antipetistas dos jornalistas da Globo e da CBN. Segundo ele a Dilma desmontou a esperança do PSDB de que ela se saísse mal no debate. Os analistas já preveem vitória da Petista no primeiro turno.

Anônimo disse...

E porque será então que a grande maioria dos internautas relata que a Dilma se perdeu no debate.

Kd então os eleitores dela que não relatam que ela foi melhor no debate?

Ou será que só os eleitores do Serra e da Marina tem acesso a internet?

Deodato Ramalho disse...

Sobre o debate: esperneia demo-tucanada. É o que resta fazer. Depois é se preparar para disputar de novo em 2014...Aí vai pior ainda: ou com Dilma disputando a reeleição ou com a volta do "Cara" o maior presidente da história - até 2010 (sim porque depois é vamos avaliar o período da Dilma) - que é aprovado por 95% da população brasileira: Lula.